Apresentação | UNINOVAFAPI
VOCÊ ESTÁ EM Página inicial / pesquisa / anais / Apresentação

Apresentação


APRESENTAÇÃO

A Jornada Científica do Centro Universitário Uninovafapi, realizada anualmente, é um dos mais importantes eventos de pesquisa do Estado do Piauí. Nele se fazem presentes algumas centenas de profissionais oriundos de Instituições de ensino superior. A jornada privilegia a discussão de temas de áreas da saúde, ciências humanas e tecnológicas, possibilitando intercâmbio entre estudantes, colaboradores, pesquisadores, docentes de graduação e pós-graduação.

O conteúdo dos Anais oferece os resumos dos trabalhos científicos apresentados em sessões de comunicação oral e pôster. Esses textos são indicadores do debate interdisciplinar que articula trabalhos de extensão e pesquisas acadêmicas; trabalhos de pesquisas em andamento e concluídos, de graduando, mestrandos e doutorandos de diferentes gêneros: pesquisas de iniciação científica; monografias; pesquisas individuais e de grupos, financiadas pelo Centro Universitário Uninovafapi e outras agências de fomento, representantes do campo de conhecimento em que esses pesquisadores atuam.

Assim, a Jornada Científica do Centro Universitário Uninovafapi tem se caracterizado como espaço de divulgação do debate na produção do conhecimento, como também tem aglutinado um público que em muito contribui na produção e socialização de pesquisas articuladas à formação de sujeitos nela envolvidos.

 

Profª. Dra. Eliana Campêlo Lago

Profª. Dra. Cristina Maria Miranda de Sousa


A ciência é uma sistematização de conhecimentos sobre o comportamento de alguns fenômenos que se deseja estudar, como a única promotora da verdade e como forma de construção da realidade. No entanto, a ciência continua sem resposta para problemas da nossa sociedade como a fome, a desigualdade social, a violência e tantos outros problemas que contribuem para dificultar a vida das pessoas no meio social. A pesquisa científica, como atividade básica da ciência, é a realização concreta de uma investigação planejada para indagação e construção da realidade, que é desenvolvida e apresentada de acordo com normas de metodologias propostas pela ciência. O método aplicado numa pesquisa, ou o caminho do pensamento para abordagem da realidade, com o objetivo de apontar soluções para os problemas essenciais da sociedade, é o que caracteriza o aspecto científico de uma pesquisa.

Dessa forma, este evento tem como objetivo: discutir com os alunos e professores do Centro Universitário Uninovafapi as diretrizes metodológicas para o desenvolvimento da Pesquisa na IES, de Iniciação Científica – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), Trabalho de Conclusão de Curso(TCC), como também, a política de pesquisa em sentido amplo, do financiamento da pesquisa, dos trêmites dos Projetos de Pesquisa, do monitoramento e da avaliação de seus resultados; incentivar a pesquisa entre os acadêmicos: oportunizar aos jovens pesquisadores a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos entro de principio éticos: proporcionar intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes: fortalecer a pesquisa no Centro Universitário Uninovafapi e permitir a socialização do conhecimento, em diferentes áreas do saber.

Nesse sentido, com o objetivo de socializar o conhecimento construído na Instituição no âmbito da pesquisa, o Centro Universitário Uninovafapi desenvolve as jornadas científicas, dando oportunidade para que os pesquisadores publiquem seus trabalhos científicos desenvolvidos dentro de princípios éticos, proporcionando intercâmbio entre estudantes, professores e colaboradores das Instituições de Ensino Superior, fortalecendo a pesquisa em diferentes áreas do saber.


 

 

O objetivo deste evento, já consolidado no calendário acadêmico do Centro Universitário UNINOVAFAPI, tendo como Tema Central: Tecnologias inovadoras e a construção de novos cenários sociais, é socializar o conhecimento construído nessa Instituição, estimular discentes e docentes a participarem ativamente dos diversos desafios atuais dentro do contexto local, regional, nacional e internacional, onde as necessidades da sociedade com todas as suas particularidades sociais, culturais e políticas do Brasil e de outros países esperam uma nova postura para acompanhar os desafios surgidos na atualidade e ofertar a comunidade local uma oportunidade de convivência nesses dias de intensa produção científica.

 

Profª. Dra. Eliana Campêlo Lago

Profª. Dra. Cristina Maria Miranda de Sousa

 

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar