Linhas de Pesquisa | UNINOVAFAPI
VOCÊ ESTÁ EM Página inicial / pesquisa / Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa


 

LINHAS DE PESQUISA DESCRIÇÃO
01 Saúde pública Refere-se à investigação das políticas públicas e estratégias do cuidar em saúde, no âmbito do individuo, família e coletividade. Compreende estudos clínicos com vistas ao diagnóstico e análise das condições de saúde e na identificação de novas formas de cuidar do ser humano e família. Desenvolve e avalia propostas assistenciais, gerenciais e educativas, de forma cooperativa e interdisciplinar para direcionar o ensino, serviço, gestão e controle social.
02 Saúde da família no ciclo vital Identifica os aspectos epidemiológicos do indivíduo, família e comunidade da região do nordeste, numa perspectiva de promoção e de educação para mudanças das práticas de saúde, com vistas a atender as políticas públicas do país. Propõe investigar a saúde do indivíduo, família e comunidade para implementar estratégias de atenção à família, no que tange a assistência, a educação e a gestão do cuidado.
03 Formação de recursos humanos na atenção à saúde da família Enfoca os aspectos da formação de recursos humanos para atenção à saúde da família no contexto da comunidade. Propõe investigar a necessidade de educação aos profissionais da saúde para atuar no contexto do trabalho interdisciplinar junto às famílias, principalmente na atenção básica. Fomenta o processo de articulação entre os profissionais para a compreensão das políticas públicas e de uma nova conscientização da atenção integral a família.
04 Teoria da decisão jurídica Estudos referentes à conceituação de Estado, sociedade e cidadania, direitos humano, direito civil, direito político, direito social, direito na globalização, direito internacional e meio ambiente e as instituições responsáveis pela manutenção e defesa desses direitos.
05 Educação a distância e democratização do ensino Estudos que enfoquem a análise de experiencias com diferentes estratégias de EAD com vistas a possibilidade real de acessos ao saber  e bens culturais.
06 Fisiopatologia clínica e experimental Pesquisas experimentais, pré-clínicos, clínicos e epidemiológicos com o objetivo de estudar os mecanismos biológicos das doenças, possibilitando a compreensão de seu surgimento e evolução, visando desenvolver estratégias terapêuticas. Protocolos terapêuticos em modelos animais de doenças, utilizando plantas da região, bem como avaliação das alterações morfológicas e fisiológicas induzidas pelo treinamento físico ou pela utilização de recursos fototerapêuticos para atenuar ou eliminar os efeitos de possíveis distúrbios orgânicos.
07 Tecnologia do Ambiente Construído Voltada para o ambiente construído e envolve técnicas para desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas: aspectos tecnológicos relativos a processos construtivos e de utilização de materiais; a conservação; a identificação e análise das patologias; as técnicas de recuperação e a sustentabilidade das edificações.
08 Desenvolvimento Urbano, Cidade e Território. A presente linha de pesquisa possui como objeto de estudo a morfologia urbana e seus constituintes, abrangendo problemas teóricos e práticos da produção da cidade.

Busca, de maneira multidisciplinar analisar o território abordando temas como a avaliação do espaço, desenho, gestão urbana e ambiental, requalificação, projeto, decompondo o espaço urbano em subunidades, observando aspectos formadores e modeladores do espaço, além das relações sócio espaciais resultantes dos mesmos.

 

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar