PROUNI | UNINOVAFAPI
VOCÊ ESTÁ EM Página inicial / servicos / PROUNI

PROUNI


PROUNIComissão Local - COLAPPautas Reuniões

banner prouni

1. O que é o Prouni (Programa Universidade para Todos)?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

2. Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada – Sisu?

O Prouni oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem.

3. É possível fazer inscrição para o Prouni e também para o Sisu?

Sim. Porém, não é permitido que o candidato acumule uma bolsa do Prouni e uma vaga em instituição pública de educação superior. Assim, se for selecionado pelo Prouni e pelo Sisu, o estudante deverá optar por cursar na instituição pública ou na instituição privada como bolsista do Prouni.

banner bolsas

1. Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo Prouni?

  • Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

2. Quais são as instituições que participam do Prouni?

A lista das instituições participantes do processo seletivo 2º/2012 pode ser consultada nesse link.

3. É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do Prouni?

Não, o candidato à bolsa do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é permitido às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação estará disponível ao candidato, no momento da inscrição.

banner relacao

1. Qual a relação entre o ProUni e o ENEM?

Só pode se candidatar ao Prouni 2º/2012 o estudante que tenha participado do Enem de 2011 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação.Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudo, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.

2. Basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do Prouni?

Não, além de ter feito o Enem 2011 e obtido a nota mínima de 400 pontos estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

3. Há uma nota mínima para participar do processo seletivo do Prouni?

Sim, a nota mínima estabelecida pelo MEC para participação do processo seletivo 2/2012 é de 400 (quatrocentos) pontos na média.

Esta nota é calculada somando-se todas as notas do Enem 2011 (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e dividindo por cinco.

banner inscricao

1. Qual o período de inscrições para o processo seletivo do Prouni?

O processo seletivo do Prouni 2º/2012 terá uma única etapa de inscrição: de 28 de junho a 02 de julho. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela Internet neste portal.

2. Como fazer a inscrição no Prouni?

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando este portal.
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2011 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

3. Qual documentação devo apresentar na instituição?

Os seguintes documentos  (originais e cópias) devem ser apresentados à Coordenadoria do ProUni do UNINOVAFAPI para comprovação das informações prestadas na inscrição:

  1. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino médio;
  2. Declaração de Bolsista Integral do Ensino Médio se for o caso de Escola Particular;
  3. Certidão de nascimento ou de casamento do candidato;
  4. RG/CPF/ Título de Eleitor/ Reservista (para candidatos do sexo masculino) do candidato;
  5. Comprovante de Residência do candidato e dos membros do grupo familiar;
  6. RG e CPF dos membros do grupo familiar;
  7. Comprovante de rendas dos membros do grupo familiar, com os 3 (três) últimos contracheques ( quando a renda for fixa) ou os 6(seis) últimos contracheques quando a renda for variada);
  8. CTPS caso o candidato ou membro do grupo familiar não possua renda ou Declaração autenticada em cartório informando que não possui renda;
  9. Certidão de casamento dos pais, comprovante de separação ou divórcio ou ainda certidão de óbito, no caso um dos pais não constar no grupo familiar;
  10. Quaisquer outros documentos que a Coordenadora do ProUni eventualmente julgar necessário à comprovação das informações prestadas pelo estudante, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar.

OBS: O candidato pode verificar a documentação exigida na Portaria Normativa n° 1, de 2 de janeiro de 2015, nos anexos I,II,III,IV e V.

COMISSÃO LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL – COLAP

Órgão colegiado de natureza consultiva, com a finalidade de promover a articulação entre a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social – CONAP e a comunidade acadêmica.

Fernanda Medeiros Assunção
Representante da IES e Coordenadora da Comissão

Vanessa Hidd Basílio
Representante da IES – Suplente

Tânia Maria Basílio Quezado de Castro
Representante Docente

José Flamarion Moura do Vale
Representante Docente – Suplente

Francisco Rodrigues da Silva
Representante Discente

Idiran Silva do Nascimento
Representante Discente – Suplente

A Comissão Local de Acompanhamento se reúne na Sala do FIES/PROUNI de acordo com todos os procedimentos especificados na legislação.

Entre em contato com a COLAP através do e-mail: prouni@uninovafapi.edu.br ou pelo fone (86) 2106-0700 – Ramal 666.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar