Pioneiro no Piauí, curso de Design de Moda do Uninovafapi completa 10 anos

Criado em 2008, o curso de Design de Moda do Centro Universitário Uninovafapi foi o pioneiro no estado do Piauí. Em uma década de existência, o curso já inseriu grandes profissionais no mercado de trabalho da região. A instituição tem como objetivo formar profissionais capacitados para desenvolver peças de vestuário e acessórios, utilizando habilidades técnicas e criação gráfica. Além disso, o acadêmico aprende a explorar seu lado criativo e tem a oportunidade de vivenciar a profissão na prática com excelente estrutura física, laboratórios modernos e oficinas de criação.

De acordo com a professora Márcia Miranda, coordenadora do curso, o ramo da moda tem um crescimento muito representativo na capital piauiense, que é considerada um polo de Moda da região. “Existe sempre um grande mercado para quem se profissionaliza como designer de moda.”, comenta a professora.

O Uni Fashion Day é um desfile com as coleções dos alunos concludentes de Design de Moda do Uninovafapi, realizado todo semestre, por meio da disciplina “Planejamento de Coleções”. Cada aluno mostra na passarela de três a seis looks, com temática definida pela professora da disciplina. Esse ano, o desfile marcou as comemorações dos 10 anos do curso. O evento ocorreu na última sexta-feira (14), no Espaço de Eventos do Teresina Shopping.

Foram apresentadas mais de 30 coleções que encantaram o público, demonstrando o talento e criatividade dos acadêmicos do curso. O desfile teve com macro tema o Cinema. As produções foram inspiradas em grandes clássicos, como "Casablanca", "Romeu e Julieta", "Avatar", "O Rei do Show", "Alice no país das maravilhas" e "Cinderela".

A professora Márcia Miranda explica a opção do tema principal desse ano por ser um mundo amplo e com grandes referências de inspiração para os acadêmicos. “Cinema é uma temática muito boa para explorar roupas e inspirar nossos alunos. Existem muitos filmes relacionados diretamente à moda e, além disso, a moda também é muito representativa dentro do mundo cinematográfico.”, pontua a coordenadora.

Alda Neiva é uma das alunas concludentes nesse período. Ela conta que começou o curso por conta da sua paixão pelo mundo da moda. “Sempre tive uma ligação com essa área, mas, em dois anos descobri um mundo ainda melhor, aprendi muito com os melhores professores que eu poderia ter, aprendi a dar o meu melhor por aquilo que amo.”, disse.

Para Alda, o diferencial do ensino Uninovafapi para sua formação foi ter professores que são egressos da instituição, com alto nível de conhecimento e apaixonados pelo que fazem. “O curso de Moda do Uninovafapi foi a melhor experiência que eu poderia ter. Sei que a maior parte do nosso aprendizado parte de nós mesmos, então dois anos eram, e foram suficientes para me tornar uma designer completa.”, completa a aluna.

Para o Uni Fashion Day, Alda preparou a coleção Freaking Out. Ela escolheu um filme que não fazia parte da sua lista de preferidos. “Eu quis sair da caixinha, então busquei algum que ainda não tinha assistido. Foi assim que encontrei O Rei do Show, um musical emocionante e encantador do início ao fim, e por mais que ele seja um filme um tanto biográfico, que se passa no final do século XIX, a mensagem que ele passa é linda, e importante para os dias de hoje.” A coleção dela foi inspirada nos freaks e no circo, e fala sobre aceitação das diferenças.