Curso para Gestantes: Acadêmicos promovem ações de atenção integral à mulheres grávidas

Por meio de um projeto de extensão intitulado “Curso para Gestantes: gravidez, parto, cuidados com a gestante e o recém-nascido”, estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Uninovafapi realizaram diversas ações com gestantes a fim de esclarecer dúvidas e levar mais conhecimento sobre a fase de gravidez e parto.

O curso oferece palestras e rodas de conversa sobre os temas: cuidados com a gestante, puérpera e recém-nascido, direitos da gestante, nutrição e atividade física na gestação.

O projeto, coordenado pelas professoras Claudia Maria Sousa de Carvalho e Maria Celia de Oliveira Lira, foi realizado com mulheres grávidas acompanhadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Planalto Uruguai.

O objetivo principal do curso é promover ações de atenção integral à mulher no período da gestação e puerpério, e orientar sobre os cuidados com o recém-nascido. Além disso, o projeto também visa promover um amplo espaço de acolhimento às gestantes e seus companheiros/familiares, fortalecendo o vínculo e a integração com os profissionais, contribuindo para o estimulo ao autocuidado e bem-estar, e melhorando a autoestima da mulher durante essa fase.