às 13:25:00

Jornada de Engenharia abordará o impacto e as tendências “novo normal” na profissão

A Coordenação do Curso de Engenharia Civil realizará em novembro a Jornada de Engenharia Civil. A temática abordada nessa edição será “Novo normal: A Engenharia no Pós-pandemia”.  As inscrições serão realizadas de forma gratuita a partir do dia 5 de novembro.  

O evento é voltado para estudantes de engenharia de todo o território nacional e, levando em consideração o atual cenário, será realizado de forma remota.  

O professor Renan Gomes é um dos organizadores da Jornada e destaca que ano o tema central do evento estará focado no novo normal para o setor da construção civil. “Será destacado as principais mudanças na área da engenharia durante e após a pandemia, uma vez que as relações interpessoais, as técnicas construtivas, a aquisição e manipulação da matéria-prima e entre outros fatores sofreram alterações significativas visando garantir a segurança dos envolvidos no processo construtivo”.  

Nesse contexto, a Jornada de Engenharia contará com cinco eixos temáticos vinculados ao tema central são eles:

‾       Gestão de Riscos e Desastres;

‾       Impactos de Custos nos Insumos e Serviços de Engenharia;

‾       Segurança do Trabalho e Importância do Uso de EPI;

‾       A Importância da Engenharia Ambiental e Sanitária para a Promoção da Saúde;

‾       Novas Concepções de Projetos na Área da Construção Civil.  

Renan explica que o mercado de trabalho para a Engenharia Civil, historicamente, funciona de maneira cíclica com ascensão durante os períodos de prosperidade e baixas significativas nos períodos de recessão econômica. “Dessa forma pode-se inferir que a Engenharia Civil é diretamente influenciada pelo contexto socioeconômico da sociedade. A quarentena imposta pela pandemia de Covid-19 é um exemplo de como essa área pode ser afetada de forma drástica com as paralisações da construção e da produção das matérias-primas, o que aumentou significativamente os custos no setor, exigindo do profissional uma adaptação para manter o padrão de qualidade e garantir a segurança sem acumular prejuízos financeiros”.   

É possível esperar novamente o crescimento e destaque da área, considerando que, historicamente, sempre após grandes períodos de recessão existe um aumento acentuado no desenvolvimento das cidades e o mercado de trabalho para a Engenharia acompanha esse crescimento. “Dessa forma, a proposta da Jornada de Engenharia Civil do Uninovafapi/Afya é através de palestras e mesas-redondas debater sobre as causas e consequências geradas pela pandemia e, principalmente, como o estudante de Engenharia pode se preparar para o mercado de trabalho considerando o novo normal no setor”, declara Renan.    


Fonte: