às 10:23:00

Quais as áreas de atuação do Engenheiro Civil?

É comum imaginar que o Engenheiro Civil atua somente na construção de prédios e casas. No entanto, a profissão possui um campo de atuação amplo que muitos não conhecem. O curso de Engenharia Civil do Uninovafapi proporciona uma formação generalista, abrangendo diversas frentes desde a fase de planejamento, projeto, execução, fiscalização e auditoria de obras.  

A engenheira civil Natassia da Silva Sales é mestre em engenharia de materiais e compõe o quadro de professores do Centro Universitário Uninovafapi. Para ela, a engenharia civil é um dos cursos com campo de atuação mais abrangentes. “O curso forma profissionais para atuar tanto no serviço público como na iniciativa privada, ficando a escolha do profissional o seu campo de ação”.  

A professora explica que a base curricular do curso de Engenharia Civil da instituição proporciona conhecimentos em muitas áreas, envolvendo a construção civil que atua no processo construtivo desde a escolha de materiais até os acabamentos; estradas, onde o engenheiro trabalha no sistema de transportes, pavimentação, topografia, saneamento e drenagem; segurança do trabalho; meio-ambiente; pontes; instalações elétricas e hidrossanitárias; até geotecnia, na qual o profissional trabalha com a mecânica dos solos, seja com escavações, barragens e outros.  

Natassia afirma que o engenheiro pode atuar em vários setores. “É fácil encontrar esse profissional na direção de empresas e indústrias, bem como atuando no mercado financeiro, principalmente devido ao conhecimento nas áreas de economia e administração, vinculado ao curso”, pontua.


Fonte: