às 12:16:00

O uso e abuso da voz nas lives de shows

A voz é o instrumento de trabalho de grande parte dos profissionais em todo o mundo. Entre os usuários de maior destaque estão os cantores, pois ela é essencial para que eles consigam realizar suas performances durante suas apresentações.   

Por conta da pandemia, os cantores se viram impossibilitados de realizar seus shows da forma tradicional. Como alternativa surgiram as lives, apresentações transmitidas via serviços de streaming de vídeo como Instagram e o YouTube.   

O fonoaudiólogo Cláudio Martins Correia Lima é professor do Centro Universitário Uninovafapi e mestre em Saúde da Família. Para ele, essas apresentações, inicialmente realizadas a partir da própria casa dos cantores, trouxeram uma forma mais intimista para a performance, onde os eles se mostram mais à vontade e, em alguns casos, com menores preocupações quanto aos cuidados vocais, principalmente no que diz respeito ao consumo de bebidas alcóolicas e esforço vocal excessivo. O fonoaudiólogo chama atenção para o fato de alguns profissionais relaxarem quanto aos treinos vocais por conta da dificuldade em ter o acompanhamento do fonoaudiólogo de forma presencial nesse período.  

O professor explica que a voz é produzida por músculos localizados na laringe e, tal qual os atletas de alto impacto, os cantores precisam manter essa musculatura em condições ideais por meio de exercícios guiados por um fonoaudiólogo, ainda que não estejam na mesma rotina de apresentações. “Nas lives, embora possa não parecer, o cantor exige bastante de sua voz e os resultados podem ser bastante ruins para o futuro do seu instrumento de trabalho”, afirma Cláudio.  

De acordo com o Cláudio, para que a voz consiga resistir à exigência dessa demanda, é preciso que ela seja treinada para suportar esse esforço, que deve ser controlado e bem conduzido por um fonoaudiólogo para proporcionar os melhores resultados possíveis. “É necessário que o cantor tenha muita disciplina e dedicação para atingir e se manter em um alto nível profissional sempre que sua voz for exigida. É importante também que os cuidados e o preparo vocal seja mantido dentro de um programa adequado para o propósito do momento de cada cantor. O acompanhamento fonoaudiológico se torna imprescindível para manter a melhor condição vocal e auxiliar o artista a atingir seu objetivo de proporcionar bons momentos ao público”, explica. 


Fonte: