às 14:02:00

Como os profissionais se protegem no atendimento a pacientes com Covid-19?

Em meio a pandemia os enfermeiros são parte do grupo de profissionais de extrema relevância no combate ao novo coronavírus. Por isso, acabam ficando mais expostos à contaminação. Visando um sistema de proteção efetivo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu algumas medidas preventivas, chamadas de Protocolo de Segurança.    

Para a doutora em Engenharia Biomédica e professora do curso de enfermagem Uninovafapi, Magda Viana, o trabalho de quem está na linha de frente contra o vírus não é simples. “São muitos os desafios, principalmente os de atender os pacientes com segurança, tanto para os enfermeiros quanto para toda a equipe”, pontua.   

Sobre a segurança dos profissionais nos atendimentos a pacientes diagnosticados como a Covid-19, Magda comenta que a lista de orientações é vasta e trazem tópicos sobre o modo de vestir e tirar corretamente o macacão impermeável, como higienizar a viatura das ambulâncias internamente, como manusear materiais e equipamentos, principalmente em procedimentos que envolvem a produção de aerossóis. No entanto, as recomendações mais básicas são as mais essenciais. “As principais orientações são: a lavagem das mãos, uso do álcool em gel e uso de Equipamentos de Proteção Individual como máscaras, luvas e face shields”, pontua.    

Magda ressalta que deve ser realizado um treinamento com os profissionais da área, conscientizando-os da relevância dessas medidas. “É muito importante que todos sigam o protocolo porque serve de embasamento para as ações que serão desenvolvidas não só nessa situação atual, mas para a vida profissional como um todo”, recomenda.   


Fonte: