às 11:25:00

Há 10 anos Uninovafapi formava primeira turma de médicos

Há exatos 10 anos, no dia 5 de agosto de 2010, aconteceu a cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi. Os alunos estavam oficialmente concluindo a graduação e aptos para atuar no mercado de trabalho de forma ética, competente e responsável, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. 

O egresso e médico Eduardo Silva Rochel fez parte da comissão de formatura da turma. Ele descreve a data de hoje como emblemática e recorda as emoções vividas há 10 anos. “Sem dúvida, a nossa alegria e a satisfação de nossos pais, parentes e amigos naquele 05/08/2010, data em que nos tornamos oficialmente médicos, fez tudo valer a pena. Foi um sonho realizado”. 

Eduardo conta que desde o início eles sabiam da grande responsabilidade perante a sociedade por ser a primeira turma de Medicina de uma instituição privada do Estado do Piauí. “As pessoas queriam saber como seria a formação desses alunos. Enfrentamos algumas dificuldades, desconfianças e preconceitos no início, mas esse é o ônus do pioneirismo. Tenho convicção que estas situações nos deixaram mais fortes, nos motivaram a estudar mais e a valorizar mais o nosso curso”, relata. 

De acordo com Eduardo, após o curso, todos os colegas de turma fizeram especialidades e se tornaram profissionais brilhantes, exercendo a medicina com paixão, sobriedade, ética e responsabilidade. “Hoje, fazendo uma retrospectiva, sou só orgulho e gratidão pelo curso que eu fiz e pelos amigos e irmãos que lá encontrei. Sou extremamente feliz por saber que construímos uma bela história na Instituição e deixamos um legado para os demais estudantes que vieram e que continuam levando o nome do curso aos patamares que merece”. 

Eduardo Rochel é Angiologista, Cirurgião Vascular e Endovascular com residência médica e especializações em cirurgia geral pelo HU-UFMA em São Luís-MA; cirurgia vascular no Conjunto Hospitalar do Mandaqui; e cirurgia Endovascular no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo-SP. Atualmente ele atua em cidades do Maranhão e do Piauí. 

Em 2004, o Centro Universitário Uninovafapi obteve autorização para oferta do curso de Medicina, implantando a primeira turma no mesmo ano. Atualmente, o Uninovafapi faz parte do maior grupo de educação médica do Brasil, a Afya Educacional, que tem como missão ser a grande parceira do profissional médico em toda a sua jornada de formação: desde a graduação até a mais alta especialização. 


Fonte: