Alunos de Direito participam de Tribunal Constitucional

No início de novembro, os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Uninovafapi participaram do Tribunal Constitucional, uma prática simulada, na qual é encenada a realização de um Julgamento perante uma Corte Constitucional, com representação dos principais protagonistas desta atividade forense penal: Ministros do Tribunal , Advogado da União e Procurador da República.

O evento foi realizado de forma remota, pela plataforma Zoom, e aberto ao público externo. O caso abordado foi “Divisão de Pensão: Concubina X Viúva”. A prática propõe conhecimento das questões práticas que determinam a dinâmica do STF. Dessa forma, permite que os discentes envolvidos analisem um caso, elaborem linhas de atuação e desenvolvam no curso da atividade.

O Tribunal Constitucional é uma atividade acadêmica promovida pela coordenação do curso de Direito e tem a finalidade de contribuir para o entendimento a respeito da aplicabilidade da nossa Constituição Federal, conjugando a teoria e a prática a partir da experiência de um julgamento, estimulando o desenvolvimento de uma postura profissional ética, possibilitando o desenvolvimento da oratória e do poder de argumentação jurídica, constituindo-se, dessa forma, em importante etapa da formação acadêmica.