às 09:49:00

Entenda benéficos da dança no corpo

Em tempos de isolamento social e toda a adaptação que envolve home office, algumas atividades comuns do nosso dia a dia acabam sendo esquecidas ou até ficam difíceis de serem executadas. Dentre essas atividades, os exercícios físicos, geralmente são os primeiros a entrarem em segundo plano.   

Uma ótima opção para ser praticada dentro de casa é dança. Para entender melhor dos impactos dessa atividade no corpo humano, conversamos com a coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Uninovafapi, Virna Teive. 

Virna afirma que ter o corpo em movimento traz inúmeros benefícios para saúde física e saúde mental. “Manter uma rotina de exercícios neste momento, principalmente, é fundamental. Devemos buscar uma atividade prazerosa e que nos faça nos movimentar, como a dança que é uma excelente opção. Por ser uma atividade que pode ser praticada em casa e sem muitos recursos”.  

 A dança como movimento, relaxa a musculatura diminuindo a tensão, dá uma sensação confortável de prazer, ajudando assim a controlar a ansiedade, sentimento tão comum, na atualidade. A professora explica que o primordial é sentir o prazer de se movimentar e, consequentemente, queimar calorias. “Eu sugiro até cantar, enquanto dança, fica ainda melhor”, recomenda. 

Virna aconselha que é essencial uma atividade que possa ajudar a queimar ou gastar a adrenalina e o cortisol, pois ajuda o cérebro a liberar os hormônios do prazer, que são a endorfina, a serotonina e a dopamina aliviando a tensão e o estresse. “A dança é uma atividade física que tem diversos benefícios para a nossa saúde de um modo geral, reduz o colesterol o ruim, fortalece a musculatura ajudando, diminui os riscos de lesões e, como já falado, a dança faz bem para o corpo e a alma, vai melhorar sua autoestima”.


Fonte: