O Dia Mundial da Saúde Bucal foi instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI) e é comemorado todos os anos no dia 20 de março. A ideia principal é que campanhas anuais aumentem a conscientização e encorajem o compromisso e a realização de ações de promoção da boa saúde bucal em todo o mundo.
Para entendermos a relevância da data, convidamos a coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário Uninovafapi, Isabela Floriano, doutora e mestre em Ciências Odontológicas.
De acordo com a professora, a data comemorativa é muito relevante, pois ainda existe um cenário mundial de doenças bucais com alta prevalência. Assim, ações direcionadas conseguem chamar a atenção da população para o cuidado em todos os níveis. “O cuidado com a boca tem papel importantíssimo na capacidade do indivíduo em realizar atividades rotineiras como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança. Por isso, a data é uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população e o governo a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais”, pontua.
Isabela conta que o tema de 2021 é "Tenha Orgulho da sua Boca”. “A ideia é inspirar não apenas a consciência da importância da saúde bucal, mas também das mudanças que cada indivíduo precisa adotar em sua rotina para cuidar melhor da sua boca”, explica.
Esse ano, a campanha coloca sete passos importantes para manter a boa saúde bucal:
- Cuidar da saúde bucal para que se tenha saúde geral,
- Cuidar da saúde bucal enquanto você está em movimento;
- Aprender bons hábitos de saúde bucal desde a infância;
- Assumir o controle da saúde bucal;
- Alimentar-se de forma equilibrada e adotar uma dieta com baixo teor de açúcar;
- Praticar uma correta rotina de higiene bucal;
- Visitar o dentista regularmente.