às 08:00:00

Dia Mundial da Saúde Bucal conscientiza sobre a importância de cuidar dos dentes

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI) e é comemorado todos os anos no dia 20 de março. A ideia principal é que campanhas anuais aumentem a conscientização e encorajem o compromisso e a realização de ações de promoção da boa saúde bucal em todo o mundo.

Para entendermos a relevância da data, convidamos a coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário Uninovafapi, Isabela Floriano, doutora e mestre em Ciências Odontológicas. 

De acordo com a professora, a data comemorativa é muito relevante, pois ainda existe um cenário mundial de doenças bucais com alta prevalência. Assim, ações direcionadas conseguem chamar a atenção da população para o cuidado em todos os níveis. “O cuidado com a boca tem papel importantíssimo na capacidade do indivíduo em realizar atividades rotineiras como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança. Por isso, a data é uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população e o governo a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais”, pontua. 

Isabela conta que o tema de 2021 é "Tenha Orgulho da sua Boca”. “A ideia é inspirar não apenas a consciência da importância da saúde bucal, mas também das mudanças que cada indivíduo precisa adotar em sua rotina para cuidar melhor da sua boca”, explica.  

Esse ano, a campanha coloca sete passos importantes para manter a boa saúde bucal:

  1. Cuidar da saúde bucal para que se tenha saúde geral,
  2. Cuidar da saúde bucal enquanto você está em movimento;
  3. Aprender bons hábitos de saúde bucal desde a infância;
  4. Assumir o controle da saúde bucal;
  5. Alimentar-se de forma equilibrada e adotar uma dieta com baixo teor de açúcar;
  6. Praticar uma correta rotina de higiene bucal;
  7. Visitar o dentista regularmente.

Fonte: