Conheça os benefícios dos móveis planejados

O processo da construção de uma casa tem diversas etapas. Sendo a de decoração, a mais esperada por muitos e é por isso que é importante saber que esse ponto vai muito além de cor de um tapete ou sofá. Deve ser levado em consideração a otimização do espaço, rotina e funcionalidade, exemplo disso são os móveis planejados.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uninovafapi, Aracelly Moreira Magalhães, ensina um pouco sobre como podemos usar o espaço com sabedoria utilizando os móveis planejados.

Primeiramente, a arquiteta deixa claro a diferença entre os planejados dos modulados. “Móveis planejados são aqueles que são feitos sob medida de acordo com as necessidades dos clientes. E os móveis modulados são aqueles produzidos em maior escala sob um padrão de tamanho e design. A maior diferença entre eles é exatamente a sua personalização, pois os planejados são exclusivos para o ambiente desejado e os modulados vão se encaixando conforme os tamanhos disponíveis no mercado”, explica.

Aracelly cita que os benefícios dos móveis planejados em relação aos modulados são a otimização de cada centímetro existente no ambiente, ou seja, eles se ajustam perfeitamente aos espaços. Já os móveis modulados deixam um pouco a desejar, pois muitas vezes não é possível encontrar um móvel pronto que tenha aquelas medidas exatas do seu espaço.

As razões para optar pelos planejados são inúmeras. No entanto, é necessário pontuar que eles possuem um preço mais elevado no mercado e que não terão flexibilidade para mudar de ambientação. “Para os clientes que preferem personalizar todos os ambientes de acordo com os tamanhos, cores e formas, o ideal é utilizar os móveis planejados, pois eles encaixam de forma exata e precisa os espaços para os quais são destinados. Para os ambientes pequenos, é muito interessante, pois aproveitam cada cantinho da sua casa ou ambiente de trabalho. Mas lembrando que eles possuem um preço mais elevado e que não terão flexibilidade para mudar de ambientação, uma vez que são feitos sob medida para cada ambiente”, indica Aracelly.