às 13:27:00

Trote solidário 2021.1 supera expectativas

O Centro Universitário Uninovafapi encerrou na última sexta feira (28) mais uma edição do Trote Solidário. Neste semestre, o Trote conseguiu 147 doações de sangue.  

Durante os dias 26, 27 e 28 uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) esteve na instituição coletando doações de sangue de alunos, colaboradores, professores e demais pessoas da comunidade. 

A supervisora da coleta externa, Evoneide Gomes, afirma que uma bolsa pode salvar até 4 vidas. Ela ressalta a importância desse evento, que é realizado desde 2008, e ajuda bastante a aumentar os número do estoque. “Quando realizamos o Trote, captamos pessoas que nunca doaram sangue e pessoas que já doaram, fidelizando essa doação”.  

O Piauí possui um único hemocentro. Dessa forma, cabe ao Hemopi abastecer hospitais da rede pública e privada da capital e do interior. O médico supervisor da triagem clínica, egresso do Centro Universitário do Uninovafapi, Eduardo Ribeiro, destaca que todo o processo foi pensado em cada detalhe para manter a segurança de todos os doadores. “Todas as medidas de segurança impostas por conta da pandemia foram respeitadas. É importante ressaltar que, até o presente momento, não existe nenhuma evidência científica de transmissão do coronavírus pela transfusão de sangue. Então doar sangue é sim um gesto além de solidário, seguro”, afirma.


Fonte: