às 14:23:00

Como a Engenharia Civil pode contribuir para o meio ambiente

O mês de junho é considerado o mês da conscientização ambiental, e neste período é ressaltada a importância direta do meio ambiente com a saúde do planeta e todos os serves vivos. Por isso, ouvimos a engenheira civil especialista em engenharia de saneamento básico e ambiental e gestão de obras, Beatriz Cassimiro da Rocha.

Beatriz é egressa de Engenharia Civil do Uninovafapi e explica qual a relação do curso com o meio ambiente e como a profissão pode contribuir com a preservação do planeta. 

Os profissionais dessa área atuam na criação de ambientes através da transformação da matéria-prima e, portanto, para eles a apreciação e respeito para com a natureza, são essenciais. “Todas as áreas da engenharia se conectam com este pensamento, desde a parte de planejamento até a de execução. Construímos com areia, cimento, brita, tijolos, madeira, aço e uma variedade de outros insumos e devemos gerir quanto e como e onde usar esses materiais de modo eficiente”, relata. 

Para a engenheira é importante não só estar atento boas práticas a adoção do conceito, técnicas e postura voltados à sustentabilidade durante um evento ou obra específica, mas na utilização de materiais ecológicos, coleta seletiva no canteiro de obras, visando evitar desperdícios. Também vale pensar no antes, ao apresentar para o cliente formas mais eficientes de se executar um serviço, bem como no depois, no que se refere ao desempenho da edificação, a eficiência energética, o conforto acústico, térmico e outros pontos, sempre prezando pelo equilíbrio entre qualidade, custo e valor ecológico.  

Beatriz pontua que esses pontos são importantes para facilitar esforços dos profissionais da área, mas também é algo que está sendo bem visto e exigido pela sociedade. “É essencial tornar a execução e um projeto economicamente viável, atraente e eficiente com um conceito que está sendo adotado mundialmente por seus benefícios”.  


Fonte: