às 18:15:00

Conheça a relação entre a Fisioterapia e a sustentabilidade

Durante o mês de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A degradação do meio-ambiente é atualmente uma questão central de debates. A influência humana pode ser percebida considerando o aumento da população mundial, a produção de lixo crescente e o desperdício de recursos naturais.

Já é possível notar algumas mudanças de hábitos e mentalidade em diversos cenários. Criar um ambiente saudável para a vida na Terra precisa ser uma responsabilidade de todos. Então, você já parou para pensar como a sua profissão pode ajudar o meio ambiente?

A Fisioterapia é uma área da saúde que estuda sobre doenças e formas de prevenção e tratamentos. Assim como qualquer outra profissão, traz impactos ambientais. No entanto, há maneiras de fazer com que esses impactos sejam positivos.

Atuando na prevenção de doenças, é possível reduzir o número de medicamentos utilizados, internações e até possíveis cirurgias, o que reduz uso de materiais com alto tempo de degradação ambiental.

Além disso, durante os tratamentos há a possibilidade de trabalhar com alternativas que dispensam o uso de plástico. É sempre importante estar atento para escolher os materiais de uso contínuo de menor impacto ao meio ambiente e realizar o descarte de forma correta.

Todas as ações que visam a prevenção ambiental precisam se tornar um hábito para gerar um impacto positivo. Para isso, é necessário que o profissional esteja atento e atualizado, mantendo o compromisso com a sustentabilidade.


Fonte: