às 15:37:00

A relação entre Enfermagem e a responsabilidade ambiental

Durante todo o mês da conscientização ambiental é ressaltado a importância da sustentabilidade e como cada pessoa pode fazer sua parte. São as pequenas ações que geram grandes impactos. Para implantar esse novo estilo de vida na sociedade é fundamental debater o tema para mudar a mentalidade e os hábitos.

Você já parou para pensar como sua profissão pode ajudar o meio ambiente? A enfermeira Thais Portela Teixeira Campelo, egressa do Centro Universitário Uninovafapi, afirma que a responsabilidade ambiental é papel de todos. “Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a enfermagem tem um papel fundamental, pois cuidamos vidas humanas e temos a missão de promover saúde”, pontua.

A enfermagem tem como missão principal o cuidado humano e à qualidade de vida por meio de ações de promoção da saúde, mantendo o ambiente saudável. Thais explica que não é possível falar de saúde sem pensar no meio em que o paciente vive, pois o meio ambiente é responsável por muitas condições de saúde e/ou doença do indivíduo.

Para a enfermeira, a profissão deve contribuir para o meio ambiente trazendo em sua prática ações concretas, como por exemplo, as ações educativas em saúde, alicerçadas na integração dos problemas socioambientais como sua prevenção e solução. “Nas ações de promoção de saúde no contexto ambiental, a enfermagem é capaz de direcionar tais ações sobre as vulnerabilidades ambientais visando diminuir possibilidades de danos ecológicos e danos ao homem. Outra ação importante envolve a gestão dos resíduos de saúde, o lixo hospitalar, que cabe também ao enfermeiro construir e gerenciar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que consiste em um conjunto de procedimentos que contempla a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos”, afirma a enfermeira atuante na área de Gestão em Saúde.


Fonte: