às 16:33:00

A Educação Física como um instrumento de conscientização ambiental e qualidade de vida

No último dia 5, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A sustentabilidade tem sido um tema bastante evidenciado nos últimos anos devidos aos perceptíveis danos que as atitudes do estilo de vida que costumamos ter causam à natureza. Já é possível notar algumas mudanças de hábitos e mentalidade em alguns cenários. Criar um ambiente saudável para a vida na Terra precisa ser uma responsabilidade de todos. Então, você já parou para pensar como a sua profissão pode ajudar o meio ambiente?

A Educação Física é uma área que preza pela saúde do indivíduo, algo que está diretamente relacionado ao ambiente em que ele vive. O professor da graduação em Educação Física do Centro Universitário Uninovafapi, Eneas Júnior, afirma que os problemas ambientais estão diretamente relacionados com a qualidade de vida. Dessa forma, os profissionais de Educação Física tornam-se instrumentos para uma maior conscientização ambiental.

O professor exemplifica uma alternativa de conscientização ambiental nessa área através da prática de esportes na natureza. De acordo com Enéas, a Educação Física, através da inserção da disciplina de Esportes de Aventura na Natureza no seu currículo, estreitou as relações entre o homem, a prática esportiva e a natureza. “Durante a utilização de espaços naturais para as práticas esportivas podemos compreender a real importância da preservação desses espaços, fazendo os praticantes desses esportes se sentirem parte do ambiente e despertando a necessidade de preservá-lo e respeitá-lo”, explica.

Além disso, a prática de exercícios na natureza traz inúmeros benefícios além da saúde física, como por exemplo, melhorar o humor e reduzir a ansiedade, trabalhar a paciência e controlar o estresse.


Fonte: