Mitos e Verdades: Fisioterapia

Assim como outras profissões da área da saúde, a Fisioterapia está em evidência. Os profissionais atuam na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. A procura por esse profissional teve um crescimento significativo.

Conheça alguns mitos e verdades da Fisioterapia:

1. Fisioterapia é só para quem está lesionado

Mito –  A Fisioterapia visa proporcionar bem-estar e qualidade de vida para as pessoas, através da prevenção e da reabilitação das funcionalidades do corpo. Além de tratar lesões, os fisioterapeutas também trabalham para auxiliar no fortalecimento da musculatura, melhorar a mobilidade e a amplitude dos movimentos de forma mais ágil e efetiva, entre outros.

1. Há muitas opções de atuação no mercado de trabalho

Verdade – Os estudantes da área possuem uma grande leque de opções para atuar após a graduação. Algumas delas são as fisioterapias preventiva, esportiva, pediátrica, neurológica e muitas outras. Dessa forma, os fisioterapeutas podem trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, atendimento a domicílio, etc.

1. Só atletas fazem fisioterapia

Mito – Os atletas precisam sim de um acompanhamento profissional por conta da rotina pesada de treinos e competições. Para eles, as lesões podem ser recorrentes e também é importante trabalhar na prevenção. No entanto, são muitas as pessoas que procuram por um fisioterapeuta por motivos diferentes, seja para ajudar na recuperação de cirurgias ou para ter mais qualidade de vida.

1. A procura por profissionais da área está aumentando

Verdade – A fisioterapia é uma das profissões que mais cresce ultimamente. Com a pandemia do novo coronavírus, a área da saúde recrutou muitos profissionais da área. São eles os responsáveis por trabalhar diretamente com a parte respiratória dos pacientes acometidos com a doença para restabelecer a saúde e tratar possíveis sequelas. É importante que o estudante tenha uma formação completa e de muita qualidade para se destacar no mercado de trabalho. Um aspecto importante que o aluno deve buscar é uma boa estrutura para as aulas práticas e bons equipamentos, como a da Clínica de Fisioterapia do Uninovafapi, que fica localizada na clínica escola e possui atendimento ao público, proporcionando uma experiência real.

Deseja cursar Fisioterapia?