Uninovafapi leva serviços gratuitos ao 1º The Bike Fest

O Centro Universitário Uninovafapi participou da 1ª edição do The Bike Fest, um evento para toda a família, que contou com oficinas, palestras, workshops, competições e outras atividades.

O evento fez parte da programação do aniversário de Teresina e foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de agosto no Araxá Bike Park. Durante todos os dias, o Uninovafapi esteve presente com diversas prestações de serviços gratuitos para a população nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

O professor Dr. Valmor Macedo, coordenador do curso de Fisioterapia, esteve presente com alunos do curso fazendo vários procedimentos da área nos atletas e no público em geral. O serviço foi bastante procurado pelo público do local e atendeu uma grande quantidade de pessoas. "É muito gratificante ver o efeito do nosso trabalho e dos nossos alunos sobre a qualidade de vida e sobre a qualidade na prática do esporte. Durante o evento os alunos tiveram a honra de receber inúmeros feedbacks de competidores e de transeuntes, que participaram do evento como apoio ou apenas na observação, do quanto suas condutas foram eficazes seja na melhora do desempenho esportivo ou na melhora da qualidade de vida", relata o coordenador.

Para Valmor, a participação em eventos como este é de grande valia tanto para a formação profissional quanto para a divulgação e valorização profissional. O professor afirma que os alunos têm a vivencia e a emoção de serem inseridos em um habitat completamente diferente do acadêmico. “O fluxo de trabalho é diferente e a demanda é muito maior do que a que os mesmo encontrariam no ambiente clínico. Soma-se a isso o fator resolutividade: o atleta, seja da corrida, ciclismo ou qualquer outro esporte, quer ficar bem o mais rápido possível para retornar a sua atividade. Tudo isso resulta em uma quantidade gigantesca de aprendizagem em um curto período de tempo. E, ao passo em que trabalham, os alunos divulgam a importância de sua profissão e elevam o estandarte da classe fazendo com que a profissão seja vista por quem antes a desconhecia ou a ignorava”, pontua o coordenador.

A avaliação física foi um outro serviço que também chamou bastante atenção do público no The Bike Fest. A preceptora do curso de Nutrição, Marynea Martin, foi uma das profissionais da instituição que coordenou a atividade. Após o procedimento, os alunos davam orientações sobre como melhorar os hábitos alimentares, visando a saúde o bem estar.

Marynea enfatiza que hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física são importante ações na promoção da saúde. Ela ressalta também que a participação no evento também contribui muito para a formação acadêmica dos estudantes. "Participar de um grande evento esportivo como o The Bike Fest nos dá oportunidade de orientar os atletas e participantes do evento sobre a importância da alimentação no desempenho esportivo e manutenção da saúde. Essas ações são práticas importantes onde os acadêmicos podem desenvolver atividades como avaliação antropométrica, composição corporal por meio da bioimpedância e orientações à sociedade. Desse modo, proporcionamos exercícios práticos que contribuem para formação dos nossos acadêmicos do curso de Nutrição e exercemos uma ação importante para a sociedade que é promoção da saúde através da alimentação saudável".