Estudantes levam saúde para colabores de empresa privada

O Uninovafapi iniciará a partir de outubro um projeto de extensão em parceria com o sistema O Dia de comunicação para que alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia realizem atividades que visam melhorar a saúde no ambiente de trabalho.

De acordo com a professora do curso de Fisioterapia, Evangelina de Oliveira, será realizada avaliação do posto de trabalho, avaliação da postura e de sintomas, palestra e terapias alternativas para alívio de dor. A proposta do projeto é levar os alunos a campo para aplicar na prática as teorias vistas em sala de aula e acompanhar os colaboradores da empresa para propor melhorias saudáveis.

Como projeto de extensão, a atividade gera impactos positivos tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade, como explica a professora Evangelina. “Para o aluno, a parceria proporciona a construção de uma postura participativa, crítica e construtiva no encaminhamento de propostas relativas a melhoria das condições de trabalho, segurança e promoção de saúde, com a finalidade de consolidar as técnicas aprendidas em sala de aula, promovendo a interdisciplinaridade”.

Já para os profissionais do O Dia os benefícios também são muitos, como a promoção de saúde, qualidade de vida, bem estar e segurança no ambiente laboral. “Há impacto no processo de trabalho melhorando a eficácia e contribuindo na prevenção e controle de doenças ocupacionais. Além disso, fundamentamos a conscientização de implementar ações preventivas , tanto laborais como extra laborais, pelos colaboradores”, explica Evangelina.