Trote Solidário incentiva a doação de sangue e cadastro de medula óssea

Desde 2009, o Uninovafapi realiza o Trote Solidário em parceria com o Hemopi para ajudar no abastecimento do banco de sangue e cadastro de medula óssea. A edição do segundo semestre de 2021 aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro e contou com a participação de alunos, colaboradores, professores e da comunidade.

Nos dois dias de realização, o Trote contabilizou 121 bolsas de sangue e 20 cadastros de medula óssea. Leonardo Silva, colaborador da instituição, é um doador frequente. “Um ou duas vezes ao ano, pelo menos, eu faço doação de sangue. Tem muita gente precisando e sabemos que é um ato de suma importância”, afirma Leonardo.

Renata Miyabara, Pró Reitora de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXI), define a ação como uma forma de valorizar a vida e destaca a importância dessa parceria firmada com o hemocentro tanto para a instituição quanto para a população piauiense. “Temos essa campanha com o Hemopi desde 2009. Apesar de ter doações de sangue rotineiras, sempre existe uma carência. Com essa parceria, ajudamos a reforçar o estoque pois temos uma participação muito grande dos nossos alunos, dos colaboradores e da comunidade em geral”.