Escritório Escola de Engenharia melhora o desempenho profissional

O Escritório Escola de Engenharia é uma iniciativa do curso de Engenharia Civil voltada para melhorar ainda mais o desempenho profissional dos estudantes, proporcionando uma formação ainda mais consolidada diante do mercado de trabalho.

No projeto, os alunos terão a oportunidade de participar ativamente da elaboração de projetos estruturais, projetos de instalações elétricas de baixa tensão, projetos de SPDA, projetos de instalações hidrossanitárias, projetos de combate à incêndio e pânico para aprovação junto ao corpo de bombeiros, projetos de saneamento básico, elaboração de orçamentos de obras, planejamento e controle de obras, fiscalizações, medições, vistorias, elaboração de laudos e de memoriais de descritivos, realização de ensaios laboratoriais, acompanhamento de obra, entre outras atividades da competência de um profissional da área.

O engenheiro civil e professor do curso, Renan Gomes, conta que a ideia da criação do escritório escola de engenharia surgiu da necessidade de atender a demanda em projetos, fiscalizações, laudos técnicos, ensaios laboratoriais, acompanhamentos de obra e serviços de engenharia em geral da comunidade a um custo acessível, possibilitando ainda a inserção dos nossos alunos na vida prática do profissional formado em Engenharia Civil. “Os alunos são os personagens principais desse projeto. Eles serão os responsáveis por executar os serviços oferecidos pelo escritório escola, ressaltando que os mesmos serão, constantemente, supervisados pelas engenheiras e engenheiros que fazem parte do corpo docente da instituição, bem como a responsabilidade técnica dos serviços será assumida pelo coordenador do projeto”, explica.

Renan ressalta que o aprendizado dos alunos do Uninovafapi é voltado para fortalecer os três pilares da educação do ensino superior: Ensino, Pesquisa e Extensão. “Eles podem contar com um ensino de qualidade, correspondendo ao processo de construção do conhecimento, aplicado em iniciativas de pesquisas de forma a materializar esse conhecimento e por fim, os alunos são levados, através das atividades de extensão, a compartilhar esse conhecimento com a comunidade, sendo os atores principais de transformação da nossa sociedade”.

Por isso, o escritório escola impacta de forma positiva diretamente a formação acadêmica dos nossos alunos e contribui para o desenvolvimento da comunidade de um modo geral. “É importante mencionar, ainda que, uma das diversas atividades exercidas pelos alunos é a de consultoria de projetos e obras que tem o objetivo principal de melhorar a execução dos serviços, diminuindo a geração de resíduos, por exemplo, e de gerar economia nas construções, impactando positivamente na renda familiar da comunidade que usufruir do serviço”, pontua o professor.