às 09:19:00

É realmente necessário extrair o dente do siso?

No Centro Integrado de Saúde do Uninovafapi são ofertados serviços para a comunidade em diversas áreas. Na Odontologia, um serviço muito procurado é a extração dos sisos. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a necessidade de fazer a retirada do terceiro molar. É sempre necessário ou há casos em que pode ser mantido? A coordenadora do curso de Odontologia, Isabela Floriano, explica. “Existem algumas situações nas quais eles podem sim ser mantidos. Entretanto, apenas o cirurgião-dentista pode dizer, após exame clínico e radiográfico. O ideal é que a consulta para essa avaliação aconteça entre os 15 e 20 anos de idade”.

O serviço prestado à comunidade é um projeto de extensão do curso que envolve a parte prática do curso. De acordo com Isabela, os alunos dos últimos dois anos do curso fazem o atendimento de extração dos sisos sob supervisão da equipe de professores de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da instituição. “Isso envolve não apenas a extração propriamente dita, mas a consulta de avaliação, a discussão do caso do paciente e o pós-operatório”, complementa.

A professora considera a extensão importantíssima aos acadêmicos, assim como também é um benefício de qualidade para a comunidade. “A extração de sisos é um procedimento mais complexo e a extensão possibilita a eles que se aprofundem no tema e que tenham ainda mais contato com isso ainda durante a graduação. É não apenas um compromisso de ensino-aprendizagem do curso de Odontologia do Uninovafapi, mas também um diferencial”, destaca.

O CIS também possui convênio com o SUS. Para realizar o agendamento de uma consulta, entre em contato pelo telefone (86) 2106-0732 ou pelo whatsapp (86) 8819-2946 de segunda a sexta-feira.


Fonte: