Nutricionistas da Alegria levam descontração a pacientes de enfermarias

*Foto tirada antes da pandemia

Com o intuito de levar conhecimento e descontração, o curso de Nutrição do Uninovafapi criou o projeto de extensão “Nutricionistas da Alegria”. A professora do curso, Luciana Melo de Farias, conta que o projeto já passou por vários hospitais de Teresina, como o HUT, Hospital da Primavera e Hospital do Monte Castelo. “Fazemos várias paródias com intuito de atividade educativa alimentar e nutricional e, além disso, levar alegria, descontração para os pacientes, que interagem cantando as paródias e músicas”.

Luciana conta que a ideia surgiu a partir de uma ação de estudantes de Nutrição que estavam em período de estágio clínico. Eles fizeram uma atividade educativa com paródia de músicas na enfermaria de um hospital local. “Eles abordaram a temático de desperdício de alimentos nas enfermarias e a importância da alimentação no tratamento dos pacientes. A atividade foi muito bem acolhida e muito interativa”.

Alunos de todos os períodos do curso podem participar do projeto. No entanto, por conta da pandemia, as atividades realizadas por eles nas enfermarias precisou dar uma pausa. O “Nutricionistas da Alegria” é um ganho para a comunidade que recebe as informações, conhecimento, atenção, carinho e acolhimento. “Muitas vezes os pacientes estão preocupados com a sua situação de saúde e conseguimos tirar sorrisos espontâneos com essa atividade”, relata Luciana. Já para a formação acadêmica, a nutricionista considera que, além dos alunos terem a oportunidade de colocar a teoria em prática, eles aprendem a humanização dos atendimentos.