Curso de Direito realiza Jornada Acadêmica

O Centro Universitário Uninovafapi realizou ontem (9), no auditório Ipê, a I Jornada Acadêmica de Direito. O evento foi organizado pela coordenação do curso e abordou o tema "Tecnologias e Inovações no âmbito do Direito".

O coordenador do curso, Alexandre Batista, conta que a iniciativa do evento foi partiu dos próprios alunos, que externaram o desejo de evoluir no campo da pesquisa. “O objetivo da nossa Jornada é fomentar o conhecimento, a pesquisa da ciência do Direito. A gente precisa cada vez mais realizar essas atividades no ambiente acadêmico para impulsionar o conhecimento”. No seu discurso de abertura do evento, Alexandre reconheceu o papel essencial dos professores e agradeceu pela dedicação e empenho de todos para a realização da Jornada.

A professora Fernanda Miranda parabenizou o engajamento dos alunos na produção de trabalhos submetidos e também reforçou a relevância da pesquisa no ambiente acadêmico. “Queremos cada vez mais aproximar vocês da pesquisa. É muito importante para futuros profissionais. A pesquisa traz atualização, possibilidades e visibilidade”.

As palestras foram ministradas pelo professor Dr. Francisco Campelo Filho e pela professora Dra. Joana de Moraes Souza Machado. Durante a programação, também houve a apresentação de cinco trabalhos científicos selecionados e o lançamento da obra "Sanções Políticas Tributárias no Direito Brasileiro", do professor Dr. Paulo Alves da Silva Paiva.

Trabalhos selecionados para apresentação oral:

O FENÔMENO DA UBERIZAÇÃO: Um olhar a partir da jurisprudência trabalhista

Autores: Maria Franciele Silva dos Santos, Juliana Teixeira Nunes, Dione Cardoso de Alcântara (Orientadora).

JUDICIALIZAÇÃO NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS À SAÚDE: Acesso a medicamentos e tratamentos de alto custo

Autores: Mariana Silva Lustosa, Antônio de Jesus da Silva Machado, Cinthia Ayres Holanda (Orientadora).

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DO SOFTWARE NA NUVEM

Autores: Antônio Erasmo Alencar Feitosa, Murilo de Araújo Silva, Paulo Alves da Silva Paiva (Orientador), Danilo Cabral Leão Ferreira, Amanda Maria da Rocha Lima.

NECROPOLÍTICA NACIONAL: Supressão de direitos humanos no Massacre do Carandiru

Autores: Daniely Teixeira de Almeida, Caroline Bandeira de Brito Melo (Orientadora), Hangra Yllane De Sousa Feitosa.

O PODCAST COMO NOVA FERRAMENTA DE ENSINO

Autores: Bianka Santos da Cruz, Safira de Carvalho Machado, Viviane Maria de Pádua Rios Magalhães (Orientadora).