Egressa do Uninovafapi atuará como enfermeira na Alemanha

A egressa do curso de Enfermagem do Centro Universitário Uninovafapi, Jessyca Samara de Sampaio Silva, conquistou uma vaga de emprego em Berlim, capital da Alemanha. Em 2015, Jessyca ingressou na graduação do Uninovafapi com uma bolsa de 100% do ProUni. “Desde a primeira vez que entrei na instituição eu já gostei da estrutura, dos profissionais, de tudo. Durante 4 anos e meio eu estudei e pude despertar o meu interesse pela enfermagem. Os professores são ótimos, o ambiente agradável, e com o incentivo da instituição despertei também meu lado pesquisadora através de projetos de iniciação científica PIBIC e PIVIC”, conta.

Após a formatura em 2020, começaram as tentativas de ingressar no mercado de trabalho. No final de 2021, apareceu a primeira oportunidade em outro país. “Eu aceitei de cara o desafio, comecei o processo de emigração em dezembro de 2021. Dentre os requisitos para a emigração como enfermeira tive que aprender o idioma alemão. Fiz a entrevista de emprego com o empregador alemão 100% no idioma deles e fui selecionada. Aceitei e assinei o contrato de trabalho, já tenho todos os meus direitos como enfermeira em território alemão garantidos. Agora estou na reta final desse grande e complexo processo. Irei me mudar para o país próximo ano, logo após o término do meu treinamento de enfermagem alemã aqui no Brasil, para a minha validação do diploma lá”, explica a egressa.

Apesar de todos os desafios da graduação, Jessyca Samara relembra com muito carinho os anos que marcaram o início da sua trajetória profissional na enfermagem. “Sempre me senti acolhida pelos os profissionais da faculdade, desde a recepção à minha coordenadora, todos estavam empenhados a nos ajudar. Mesmo sendo longe da minha casa, não me arrependendo de ter escolhido a instituição e escolheria novamente”.