Calouros de Arquitetura participam da Cerimônia do Escalímetro

No dia 4 de novembro, a coordenação de Arquitetura e Urbanismo realizou a tradicional cerimônia do Escalímetro, que marca o ingresso da vida acadêmica dos calouros do curso.

O evento aconteceu no Auditório Ipê com a presença de professores, alunos, padrinhos e familiares. A mesa de honra foi composta pelo reitor do Uninovafapi, Carlos Ramos, a coordenadora do curso, professora Isis Meireles, demais docentes de Arquitetura e os arquitetos palestrantes, Márcia Pires e Roberto Freitas.

No discurso de boas-vindas para os calouros, a professora Isis explicou sobre o significado do escalímetro, que é objeto é comum no dia a dia do profissional arquiteto, que possibilita fazer desenhos com as medidas certas, utilizando escalas de redução ou ampliação. É uma régua, que possui três faces e em cada uma delas, três escalas diferentes. “Que o escalímetro seja a ferramenta que os auxilia no Desenho, elemento comunicacional imprescindível à profissão que escolheram, e também seja o meio pelo qual vocês consigam arquitetar o universo que desejarem”.

A coordenadora do curso também acolheu os alunos e tranquilizou familiares sobre essa nova fase da vida. “Estaremos sempre aqui para apoiá-los e direcioná-los no que precisarem. Pais, padrinhos e amigos, fiquem tranquilos. Aqui os seus estarão sempre em boas mãos, aquelas que amparam e educam para a vida. Queridos alunos, sintam-se acolhidos. No Uninovafapi vocês sempre estarão em casa”, finalizou.

A professora Aracelly Magalhães parabenizou os estudantes pela escolha que fizeram e os motivou a continuar seguindo os seus sonhos. “Que essa produção seja pautada na ética, na responsabilidade social, na cidadania, no respeito a tudo e a todos que lhe cercam porque, meus amigos, não existe realidade que antes não tinha sido sonhada, ou, ouso dizer, projetada. Dessa forma, vocês têm nas mãos um poderoso instrumento de liberdade” pontuou.

Durante o evento, os arquitetos Márcia Pires e Roberto Freitas, da Casa Almendra, realizaram uma palestra falando sobre suas experiências abordando sobre mercado de trabalho, trajetória profissional, desafios e sucessos dentro da Arquitetura.