Do início a formação completa: Saiba como é o curso de Medicina

O curso de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi conta com 12 semestres, totalizando 8.872 horas de aula, conforme a grade curricular atual, e foi desenvolvido com base em três diretrizes.

Durante o 1º e 2º ano de curso, são valorizados os conteúdos considerados fundamentais para a compreensão do processo saúde-doença, tais como biologia celular e molecular, bioquímica, morfologia, fisiologia, imunologia, microbiologia, patologia, semiologia, farmacologia e propedêutica. Esses conteúdos são ministrados de forma contextualizada e integrada com a área clínica e a saúde coletiva, para que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico e estimulante.

Durante o terceiro e quarto ano da graduação, a carga horária de atividades práticas é ainda mais significativa, principalmente nos módulos de Clínica Integrada I, II e III, em que são previstas atividades ambulatoriais nas grandes áreas da Medicina:

• Saúde Mental
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso e Saúde da Mulher
  • Cirurgia Ambulatorial e Clínica Cirúrgica

O internato constitui uma etapa curricular obrigatória da formação médica e é requisito para a colação de grau. A aprendizagem nesta fase da formação ocorre essencialmente no treinamento em serviço, sob supervisão de preceptores e/ou docentes do Centro Universitário, em serviços conveniados ou em regime de parcerias. Essa fase corresponde aos dois últimos anos do curso. O aluno vivencia o estágio supervisionado de maneira intensa, onde é priorizado a sua formação profissional e pessoal para atuação no mercado.

Os estágios curriculares obrigatórios são:

• Estágio em Atenção Primária em Saúde
  • Estágio em Urgências e Emergências Médicas
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar

As inscrições para o Vestibular de Medicina 2022.2 estão abertas e são feitas exclusivamente através do site oficial. A taxa de inscrição é R$ 350,00. As formas de ingresso são através da Nota do Enem ou pelo Vestibular Online. Pela modalidade Nota do Enem serão aceitos os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio referentes aos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020/2021.