Conservação e restauração de patrimônio histórico é tema da aula magna de Arquitetura

A coordenação de Arquitetura e Urbanismo realizou ontem, 4, a aula magna do curso com a participação do renomado arquiteto piauiense, Jean Rosa Peixoto de Oliveira.

A temática da aula foi “Patrimônio Histórico: Conservação e Restauração entre a teoria e prática”. Jean foi professor assistente na Faculdade de Arquitetura Valle Giulia da Sapienza Università di Roma e deu aula e ministrou a aula magna com a abordagem de “Um sintético relato de experiência, aprendizado profissional e docente e casos de estudo realizados entre a teoria e a prática da conservação e restauração”.

A coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Isis Meireles, conta que a aula magna do semestre 2022.2 veio com a proposta de abrir o semestre de uma maneira muito especial. “Para nós, foi um momento único de juntar todos os alunos do curso e recebê-los, convidando-os para o debate ativo de uma temática socialmente relevante e também os aproximando de experiências profissionais internacionais exitosas. O arquiteto Jean Rosa nos trouxe uma amplitude de perspectiva a partir da sua atuação profissional na Itália demonstrando aos nossos alunos quão longe a arquitetura pode nos levar e nos aproximar globalmente. Considero que a melhor parte da experiência são os porquês instalados e que nos convidam a conhecer melhor nosso próprio território, história e memória. Dessa maneira, esperamos a partir de iniciativos como esse fomentar a preservação ao patrimônio na formação dos nossos futuros profissionais arquitetos e urbanistas contribuindo para uma sociedade mais consciente e atuante nessas questões”, declarou a professora Isis.