PROUNI: 85 bolsas integrais são disponibilizadas para o Uninovafapi

Saiba como tudo sobre o Programa Universidade Para Todos

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. As inscrições para o estarão abertas no período de 28 de fevereiro a 3 de março de 2023. Para o primeiro semestre do ano, foram disponibilizadas 85 bolsas integrais para o Uninovafapi.

TURNOS

4

TOTAL DE VAGAS

85

A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página oficial do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha. Em seguida preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso. No ato da inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Para concorrer à bolsa integral, além de ter feito o Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das 5 (cinco) provas e nota na redação maior do que zero, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. O candidato também deve atender a pelo menos uma das condições abaixo:

•  Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Após encerrar o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem e a modalidade de concorrência. Serão realizadas duas chamadas, sendo a primeira no dia 7 de março e a segunda no dia 21 de março. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.

Ao final das duas chamadas, o candidato que ainda não foi pré-selecionado ou teve sua reprovação por não formação de turma pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa. É de inteira responsabilidade dos candidatos a consulta aos resultados, o cumprimento dos prazos estabelecidos e o acompanhamento de possíveis alterações.

O candidato pré-selecionado deve apresentar no Uninovafapi de forma presencial, no período estabelecido no cronograma, os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.