Apresentação

A Biblioteca do Centro Universitário UNINOVAFAPI ocupa uma área de 667.12 m² toda em sistema de rede wifi para acesso a internet. Possui 272 assentos para estudo individual e 8 salas de estudo em grupo. Laboratório de informática com 21 terminais de acesso a rede de computadores. Seu acervo conta com aproximadamente 22.636 títulos, totalizando mais de 79.090 exemplares nas áreas de ciências humanas, jurídicas, tecnológicas, da saúde e administrativas, composto por livros, teses, anais, folhetos, fitas de vídeo, DVDs, CDs-ROM, filmes e periódicos. Conta ainda com acesso a Base de Dados Revista dos Tribunais e acesso parcial ao Portal de Periódicos da CAPES.

A Biblioteca possui sistema informatizado de autoatendimento, ou seja, o próprio usuário pode fazer a consulta, empréstimo e renovação da publicação desejada através dos terminais de autoatendimento localizados em pontos estratégicos na Biblioteca. Reservas e renovações de empréstimos também podem ser feitas via Internet, através da Biblioteca Online, serviço que também disponibiliza consulta ao catálogo do acervo. O prazo de empréstimo é delimitado em função do tipo de usuário.

Multas

Não devolvendo os livros na data e hora prevista implica na cobrança de multa, que deve ser paga no ato da devolução da obra.

Empréstimo Normal/Diária R$ 2,00;
Empréstimo Especial e Extra/hora R$ 1,00.

Ao entrar ou sair da Biblioteca, o usuário deverá mostrar as publicações que estão em seu poder para verificação do comprovante de empréstimo.

Sanções

O usuário em débito com a Biblioteca perde o direito a novos empréstimos e renovações, porém, mantém o direito de aluguel de armários para colocação de seus pertences como bolsas, malas, maletas, mochilas e similares, uma vez que é estritamente proibida a entrada portando esses objetos.

O extravio de obras da Biblioteca implicará a obrigatoriedade de reposição das mesmas(indicação da Biblioteca).

Horário de funcionamento
2ª a 6ª, das 7h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h


Empréstimo Normal (Auto-atendimento):

  • Aluno de Graduação 7 dias úteis;
  • Aluno de Especialização 15 dias úteis;
  • Aluno de Mestrado 15 dias úteis;
  • Professor / Funcionário 10 dias úteis.

Horário de Locação dos Armários:

  • 07:00 às 13:00 – primeiro turno
  • 13:00 às 18:00 – segundo turno
  • 18:00 às 21:30 – terceiro turno

Empréstimo Especial(Auto-atendimento):

01 livro (referência) no horário das 08h às 21h30 do mesmo dia.


Regulamento da Biblioteca

Biblioteca On-line




Pesquisar

A audiência de custódia enquanto instituto avaliador da (DES) necessidade de segregação cautelar do preso em flagrante

 TCC    2021    TCC     Direito

 Audiência de Custodia, Processo penal, Prisão preventiva, Flagrante delito   


Resumo

O presente artigo voltou-se ao estudo da audiência de custódia enquanto instituto de análise da necessidade, ou não, de segregação do preso em flagrante delito naquele momento. O instituto em destaque, regulamentado a partir da resolução nº 213, de 2015, do Conselho Nacional de Justiça, traz à tona o esquecimento, durante décadas, das disposições incorporadas ao ordenamento jurídico pátrio, desde 1992, através da Convenção Americana de Direitos Humanos, cujo Brasil é signatário. Neste artigo buscou-se verificar os atuais contornos da audiência de custódia, mormente a análise das hipóteses de flagrante delito na legislação; identificação dos requisitos que possibilitam a decretação de prisão preventiva e o seu tratamento pela doutrina e jurisprudência, além das principais alterações ocorridas na legislação e o entendimento dos tribunais acerca desse instituto. Dessa forma, para a efetiva análise do objeto deste artigo, o estudo pautou-se na legislação processual penal, inclusive realizando breve retrospectiva sobre as alterações legislativas, além do conteúdo da jurisprudência dos Tribunais Estaduais e Superiores, resolução do Conselho Nacional de Justiça e doutrina sobre o tema. Após os estudos, concluiu-se que, embora a audiência de custódia ainda apresente falhas, finalmente doutrina, jurisprudência e legislação parecem caminhar em um mesmo sentido, ao buscar o fortalecimento das garantias processuais penais, e, ainda que a passos curtos, fortalecendo o sistema acusatório em que se preza pela legalidade procedimental, demonstrando um novo olhar acerca do sistema processual penal vigente ao se reafirmar a liberdade do homem como regra.

Outras informações:

Artigo de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário UNINOVAFAPI como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharelado em Direito. Orientadora: Prof. Ma. Viviane Maria de Pádua Rios Magalhães.


Autores: CARLOS VINÍCIUS SILVA DA COSTA

Orientadores: VIVIANE MARIA DE PÁDUA RIOS MAGALHÃES




A correlação do processo de integração na função e o desenvolvimento de novos integrados na empresa alfa bebidas e comércio de teresina.

 TCC    2021    Artigo Pós Graduação  

 Treinamento, Desenvolvimento, Gestão e Turn Over   


Resumo

O processo de desenvolvimento de pessoas, através de treinamentos de integração e acompanhamento do novo colaborador com o suporte da ferramenta de matriz de habilidade e integração na função de novos funcionários, após a contratação da Revenda ALFA BEBIDAS e COMÉRCIO LTDA da cidade de Teresina, tendo como principal objetivo mostrar a importância do desenvolvimento do novo colaborador para as atividades de sua nova função dentro da nova empresa, evidenciando impacto na diminuição do turn over e rotatividade de funcionários nos setores, de forma geral. A discussão sobre esse modelo de desenvolvimento partiu da identificação da análise de redução de Turn Over e crescimento de encarreiramento dentro da empresa. A metodologia utilizada no trabalho é através de pesquisa bibliográfica, sites, artigos e conversas com os líderes da empresa em questão, profissionais conhecedores do negócio nos quais estão inseridos neste mercado há mais de 10 anos. O trabalho está dividido em três capítulos que são: Capítulo I – Descrição do Projeto, Capítulo II – Planejamento Estratégico e Capítulo III – Pessoas e Qualidade.

Outras informações:

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso MBA em Gestão Empresarial de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV Management como pré-requisito para obtenção do título de Especialista. Orientador(a): André Luís Fernandes Limeira.


Autores: IANE SÁVIA LOPES MENDES, THIAGO PIRES DA SILVA FONTES

Orientadores: ANDRÉ LUÍS FERNANDES LIMEIRA




A efetividade da estabilização segmentar na redução da lombalgia: Revisão integrativa.

 TCC    2021    Artigo Pós Graduação  

 Estabilização Segmentar, Lombalgia   


Resumo

A lombalgia é uma das afecções que mais acometem a humanidade. Alguns estudos apontam que mais de 80 % da população terão algum caso de dor lombar durante alguma fase da sua vida. Torna-se incapacitante quando persiste por mais de três meses. A estabilização segmentar, é uma técnica desenvolvida por profissionais fisioterapeutas provenientes da Austrália no ano de 1992, além de ser utilizada como opção de tratamento para dor lombar, o programa de estabilização tem como objetivo otimizar a resistência, força e o controle motor com destaque para a musculatura profunda do tronco, dando ênfase aos multifidos e o transverso do abdômen. Diante disso esse trabalho teve como objetivo identificar a efetividade da estabilização segmentar na redução da lombalgia. Foi realizada uma revisão integrativa com buscas nas bases de dados: Scielo, PEDro, Lilacs e PubMed através dos descritores: estabilização segmentar e lombalgia, publicados entre os anos de 2010 e 2020 nos idiomas inglês e português. Dentre os artigos pesquisados e discutidos observaram-se os resultados que a estabilização segmentar pode trazer na redução da lombalgia.

Outras informações:

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção de titulo de especialista em fisioterapia Traumato - ortopédica e desportiva. Orientador (a): Esp. Francisco Loureiro Gonçalves Neto.


Autores: BRENO TORQUATO LOPES ALVES

Orientadores: FRANCISCO LOUREIRO GONÇALVES NETO




A efetividade da técnica de MWM de Mulligan nas patologias do ombro: uma revisão de literatura.

 TCC    2021    Artigo Pós Graduação  

 Mobilization e Joint, Shoulder Pain   


Resumo

Introdução: As queixas álgicas no ombro são umas das causas mais encontradas em centros de atenção primária, ficando atrás apenas das dores de coluna. Problemas na articulação do ombro são comumente frequente na prática clínica, acometendo mais mulheres do que homens. Dentre as várias técnicas fisioterapêuticas para o tratamento de tais situações destaca-se a técnica de MWM mobilização com movimento de Mulligan, esse tratamento visa uma intervenção de forma manual para reposição de falhas nas articulações. Objetivo: visa verificar os efeitos do MWM no tratamento de patologias do ombro. Métodos: revisão de literatura onde uma pesquisa sobre o tema foi realizada nas bases de dados Scielo, Pubmed e Medline no período de 2015 a 2020. Resultados: cinco estudos foram analisados, sendo estes relativos a pacientes com disfunções no ombro. Os autores utilizaram a técnica do MWM só ou comparada a outros tratamentos e foram observadas com a adesão da técnica melhora da dor, força muscular e aumento da ADM. Conclusão: a técnica de MWM demonstrado resultados favoráveis no tratamento de patologias do ombro.

Outras informações:

Trabalho apresentado ao Instituto Lato Sensu como requisito para aprovação na disciplina de TCC. Orientador: Jáder Luis Coêlho Fernandes Mendes.


Autores: ERIKA DA SILVA OLIVEIRA ROSA

Orientadores: JÁDER LUIS COÊLHO FERNANDES MENDES




A equipe de enfermagem no controle da infecção hospitalar na unidade de terapia intensiva.

 TCC    2021    Artigo Pós Graduação  

 Enfermagem, Infecção Hospitalar, Controle, UTI   


Resumo

As infecções relacionadas ao ambiente hospitalar e à assistência prestada é um grande problema de saúde pública, neste contexto o estudo teve como objetivo analisar a importância da equipe de enfermagem no controle da infecção hospitalar em UTI. O método de pesquisa utilizado foi uma Revisão Bibliográfica, encontrando, nos portais BVS e Scholar, 19 estudos publicados no período de 2016 a 2020, correspondendo aos descritores: enfermagem; controle; infecção hospitalar; UTI. Conclui-se que a equipe de enfermagem, reconhecida como elemento vital para prevenção de IH, contribui no controle da infeção hospitalar em UTI, principalmente com simples e correto ato de higienização da mãos, consideradas principal vetor na infecção hospitalar, antes e depois dos procedimentos e contato com paciente; e com capacitação profissional, educação permanente, treinamentos em segurança e melhores práticas assistenciais.

Outras informações:

Artigo científico submetido ao curso de pós-graduação em Unidade de Terapia Intensiva – UTI, centro universitário de saúde, ciências humanas e tecnológicas- UNINOVAFAPI para o título de especialista. Orientador: Dr. Jackson Henrique Sousa Lima.


Autores: MARIA DO SOCORRO BONA FONTENELE

Orientadores: JACKSON HENRIQUE SOUSA LIMA