Internacionalização

IFMSA

IFMSA, do inglês International Federation of Medical Students’ Association, é a maior organização estudantil do planeta, que congrega mais de 1,3 milhões de acadêmicos de medicina em mais de 130 países. Fundada em 1951, é uma das mais antigas organizações dirigidas por estudantes do mundo. Ela representa, conecta e se envolve todos os dias com uma rede inspiradora.

No Brasil a IFMSA está presente há mais de 25 anos e se empenha em oferecer estrutura para uma experiência universitária completa ao acadêmico de medicina em 153 escolas médicas no país com mais de 6000 filiados.

E no UNINOVAFAPI, há mais de 12 anos fazemos história. Realizamos diversas atividades e ações com temas amplos que vão desde educação médica, saúde sexual e reprodutiva, saúde pública, direitos humanos e paz e muito mais. Ajudamos estudantes de medicina e desbravar o Brasil e o mundo e se profissionalizarem.

Nosso lema é ser “estudantes de medicina que fazem a diferença”, compromissados com a representatividade austera e suprapartidária de nossos filiados, oferecemos espaços de discussão das demandas do acadêmico de medicina a nível local, regional e nacional. Dialogamos também com outras entidades em busca de defender os entendimentos estabelecidos por sua comunidade e atuar propositivamente na resolução das pautas.

A IFMSA amplia os conteúdos necessários a uma prática profissional de excelência, facultamos oportunidades que estendem a proficiência da formação através de eventos, simpósios e workshops  diversificando repertórios para o manejo às idiossincrasias dos pacientes e aprofundando temáticas de saúde relevante ao contexto regional do estudante.

Além de colaborar para a ampliação do conhecimento, a IFMSA Brazil incentiva e auxilia a criação de projetos de pesquisa que auxiliam na aquisição de habilidades como escrita, leitura e interpretação, e na elaboração de propostas e projetos de intervenção social. Promove, ainda, auxílio na formação de novos pesquisadores que seguirão a carreira acadêmica, como também de todos os que estão em processo de graduação.

Possibilitamos, além disso, que nossos membros e todos os estudantes de medicina do UNINOVAFAPI (mesmo não filiados), realizem intercâmbios, a nível nacional ou internacional. A vivência de novas perspectivas de saúde, aprendizado cultural e linguístico, networking, amadurecimento, independência e oportunidades curriculares compõem um potencial transformador ímpar na construção de médicos capacitados a fazerem a diferença.

Site Oficial

Contatos

    • Presidente local:

    Nádilah Gabriele Batista Vilela
    [email protected] 

    • Vice Presidente para Assuntos Internos:

    Josué de Araújo Holanda Soares
    [email protected] 

    • Diretora Local de Intercâmbio Internacional Clínico-Cirúrgico
    Alexandra Ferreira Nery Muniz
    [email protected]

    Missão, Visão e Valores

    Missão

    Promover impacto positivo na sociedade, ao viabilizar que estudantes de medicina descubram e desenvolvam seus potenciais, para que liderem ações e realizem intercâmbios, nos quais poderão vivenciar a medicina praticada ao redor do mundo.

    Visão

    Ser referência na formação de estudantes de medicina mais humanizados, com o objetivo de promover saúde e melhoria social.

    Valores

    Humanização; união; ética; equidade; cidadania.